sábado, 17 de março de 2012

Uso das Tesouras Adaptadas

Tesoura adaptada com arame revestido
 As tesouras adaptadas são para crianças com dificuldades de  preensão de tesoura, dificuldade de graduação de força, com problemas de coordenação motora e  lateralidade.
As habilidades para o  manuseio da tesoura  é de suma  importância, essa habilidade   afeta o desempenho da criança em vários momentos de sua vida e principalmente na escola.




As atividades de recorte precisam ter movimento movimentos correto. As atividadse de recortar irão proporcionar habilidades para o uso do  lápis, os mesmos músculos que usamos para cortar usamos para escrever.


Tesoura com mola
O desenvolvimento das habilidades no uso da Tesoura serão por etapas.
No inicios será necessário provocar o interesse, pois para estas crianças cortar  é uma tarefa dificil.
não cobre o uso correto no primeiro momento este precisará de  um tempo para efetivar o uso bilateral das mãos-mão dominante em que uma corta e a outra estabiliza e dá suporte ao papel. Brincadeiras de cortar ira garantir o modo de  segurar e manipular adequadamente as tesouras. Deste modo a criança irá saber  abrir e fechar de maneira controlada. A criança irá cortar pequenos pedaços de modo descontrolado, sem direção , para no futuro usar a tesoura em movimentos para frente e a seguir desta etapa ela irá coordenar a direção lateral da tesoura, corta para frente sobre a linha reta, cortar figuras geométricas, cortar figuras simples, corta figuras complexas, corta material que não seja papel.




 Para o planejmaento de atividades sugiro contação de história, vários livros podem nos ajudar como por exemplo  livro da Tesoura Clact.. clact..clact... Editora Atica Liliana & Michele Iacocca
Músicas, brinquedeiras etc...




 
Tesoura adaptada para uso da ação do movimento co-ativo











Fonte: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_df.pdf

Um comentário:

Postagem em destaque

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE MATRÍCULAS ABERTAS MATRICULA R$ 200,00 MENSAIS DE R$ 115,00 Av. Brasil, 108, sala 2 ...