quarta-feira, 2 de maio de 2012

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES

Calendário de Atividades ou Sistema de Calendário é um dos Recursos da Tecnologia Assistiva, que trata de todo e qualquer item, produzido  sob medida utilizado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência.  O Serviço aqui apresentado que trata de um Sistema de Símbolos organizados sequencialmente, com objetos reais ou objetos de referência, que representam atividades a realizar, auxiliando a criança a compreender o que irá fazer. Essas atividades repetem-se segundo determinada ordem, respeitando uma sequência pré-estabelecida em rotina, o exemplo abaixo trata da rotina estabelecida em avaliação interventiva. Na escola haverá vários formatos e serem utilizados nos diversos ambientes frequentados pelos alunos. Posteriormente ampliando para símbolos gráficos e/ou eliminados dependendo da evolução do deficiente. No caso aqui exemplificado é apresentado ao aluno de modo suplementar a sua comunicação podendo ser eliminado futuramente. 

Exemplo: Sistema de Calendário com sequência de 4 atividades (Cantar, atividade de pintura, brincadeira no tatame, lanche)




A bola indica brincar no tatame




A colher(miniatura) indica momento do lanche






A cola colorida indica atividade de pintura


Para saber mais:
www.assistiva.com.br
Referências:
www.assistiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE MATRÍCULAS ABERTAS MATRICULA R$ 200,00 MENSAIS DE R$ 115,00 Av. Brasil, 108, sala 2 ...