terça-feira, 23 de outubro de 2012

Sistema de identificação de cores para daltónicos

Sendo eu um daltónico e um grande curioso no mundo do design mais concretamente webdesign e sentir na primeira pessoa as dificuldades do que é ser daltónico, é com muito gosto e satisfação que publico este artigo de um projeto português ColorAdd desenvolvido pelo designer Miguel Neiva,  para ajudar a minorar o problema de um universo significativo da população mundial numa área em que todas as sociedades são e estão cada vez mais envolvidas e preocupadas – A inclusão.
 
Descrição
 
Este projeto tem uma finalidade muito própria. A intenção é um dos critérios que deve acompanhar o designer no seu processo criativo: este, além da interiorização do conceito básico e elementar do design, forma adequada à função, deve ter em consideração contribuir para o melhoramento da a qualidade de vida do indivíduo, trabalhando no "interface" produto/utilizador de forma a que o objecto sirva realmente a sua "função", seja um "objecto ao serviço do utilizador". 
 
 
Pretende-se que a indústria e a sociedade vejam neste projeto um contributo para melhorar a satisfação e o bem-estar de um grupo de indivíduos que, pelas suas características de visão, se encontram privados de realizar com independência, segurança e tranquilidade todo e qualquer ato onde a cor seja fator determinante. 
 
A aplicação do sistema ColorAdd®:
ColorAdd® é transversal a todos os quadrantes da sociedade global, independentemente da sua localização geográfica, cultura, língua, religião, bem como às diferentes vertentes sócio-económicas. 
 
Oferecer aos daltónicos independência aquisitiva, uma mais fácil integração social em situações que a opção e escolha da cor é relevante e a minimização do sentimento de perda gerada pela deficiência, com o consequente aumento de bem-estar e autoconfiança. 
O projeto apresenta uma solução sustentada, de implementar um código universal, que se julga ser de um contributo inquestionável para a inclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE MATRÍCULAS ABERTAS MATRICULA R$ 200,00 MENSAIS DE R$ 115,00 Av. Brasil, 108, sala 2 ...