sábado, 24 de maio de 2014

Currículo flexível



Abaixo analisamos   a rotina da sala de aula de maneira esquemática, considerando as áreas curriculares,  conteúdos, estratégias metodológicas, recursos utilizados, intervalos para o cumprimento de atividades físicas e culturais, hora de lanche, etc. Observação e anotamos as principais dificuldades do professor e do aluno observando no processo de ensino aprendizagem: 

Informações sobre o aluno
Idade:                 9                                      Série: 2º ano
Gênero: feminino (   )                                          masculino ( x )                
Características pessoais e de desenvolvimento do aluno:
H. é um garoto com Deficiência Intelectual, não oraliza, compreende comandos simples ( Ir em embora, sentar, comer), usa fraldas, dependente em suas necessidades básicas, não manifesta desejos, pedido de objeto ou contrariedade. Chora e usa de meios físicos para obter o que deseja. Parece gostar da escola e dos colegas.

Histórico escolar do aluno:
Começou a frequentar a escola no segundo semestre do ano 2012, com horário reduzido, não recebeu atendimento educacional  especializado, pois a escola estava sem recurso humano. A mãe disse não ter conseguido vaga anteriormente para o seu filho e os serviços terapêuticos  por várias vezes iniciados  não foram concluídos






Informações gerais da rotina na sala

1º dia: 03\06\ 2013

Atividades desenvolvidas:

  •   Leitura,
  • Alfabeto móvel 
  •   Escrita espontânea
  •  Caderno de apoio de Matemática


Principais dificuldades do aluno:
  • Ociosidade

Dificuldades do professor:
·       
  •  Preparar atividade adequada ao aluno



Aprendizagens acadêmicas que o aluno demonstra ter:
  • Parear cores e formas
  • Movimento de pinça para atividades de encaixe

2º. Dia: 04\06\2013

Atividades desenvolvidas:

  •  Leitura
  •  Alfabeto móvel
  • Escrita espontânea
  • Inglês ( Outro professor)
  • Caderno de apoio de Português   
Principais dificuldades do aluno:
  •   Atividade adequada ( o aluno estava segurando uma embalagem vazia sem contexto)
Dificuldades do professor:
  • A professora aguarda orientações do professor AEE.


Aprendizagens acadêmicas que o aluno demonstra ter:
  • Parear cores e formas
  • Movimento de pinça para atividades de encaixe




Conclusão: A escola está com defasagem de recurso humano do qual dificulta a In6clauo deste aluno, apresenta momentos  ociosidade.  A professora não flexibiliza o Currículo por falta de orientação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE MATRÍCULAS ABERTAS MATRICULA R$ 200,00 MENSAIS DE R$ 115,00 Av. Brasil, 108, sala 2 ...