quinta-feira, 26 de junho de 2014

ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR E ALUNOS DE INCLUSÃO


A organização do espaço escolar e principalmente a sala de aula e um facilitador PARA TODOS OS ALUNOS, principalmente para aos alunos inclusos. Para melhorar  e proporcionar  uma aula dialogada, fazendo que o aluno incluso se aproxime mais do professor e dos outros e alunos entre alunos, na visualização do adulto e dos colegas,  para maior dependência para realizar as atividades.  É necessário que esse espaço seja intencionalmente  organizado. Como por exemplo as carteiras em forma de U, meio círculo, bancadas de 6 ou 8 lugares,  duplas etc... são alguns exemplos.





A disposição dos móveis e objetos nas salas de aula também dá continuidade a construção do pensamento.O professor pode também utilizar outros ambientes como facilitador não só para os alunos inclusos, para os demais. O espaço de convívio escolar é fundamental, adequando-o às atividades específicas sendo acolhedor e desafiador. Pense no aluno que usa a cadeira de rodas, muleta, com dificuldades de mobilidade, cegos, pense em você! Além da disposição das carteiras a criança necessita de um espaço povoado de objetos que lhe proporcione a imaginação, criação, construção, interação, expressão de emoções, elaboração de conceitos e brincadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE MATRÍCULAS ABERTAS MATRICULA R$ 200,00 MENSAIS DE R$ 115,00 Av. Brasil, 108, sala 2 ...