segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

TEXTURAS PARA ALUNOS COM VISÃO SUBNORMAL

    

O estímulo aos sentidos ajudam no desenvolvimento 

cognitivo, linguístico, social e emocional . Os sentidos mais estimulados pelos pais e na escola, são a visão e a audição. Deste modo os alunos nesta situação ficam com prejuízos. Necessário desenvolver e estimular também os outros sentidos. 
Com um olhar diferente para materiais e objetos do dia-a-dia,  é possível criar brincadeiras interessantes que estimulam mais o paladar, o olfato e o tato.


IMPORTÂNCIA DOS ESTÍMULOS SENSORIAIS
Assim que o bebe nasce o cérebro  começa a fabricar conexões entre os neurônios,  as chamadas sinapses, que servem para transmitir e armazenar informações. A estimulação pelo tato, a visão, a audição, o olfato e o paladar ativam os justamente neurônios que são os maiores responsáveis pela formação dessas conexõesÉ  assim que a que a pessoa começa a relacionar diferentes temas e ter pensamentos criativos e inovadores. Por outro lado, as conexões que deixam de ser usadas acabam sendo eliminadas. No caso dos alunos com prejuízos na visão perdem estas conexões.
O quadro abaixo mostra como evoluem as sinapse no cérebro humano:


Os estímulos sensoriais  são ferramentas mentais que usamos no futuro. Devem serem estimulados em toda a vida.


Aprenda fazer a Amoeba no link abaixo:

.
O estímulo adequado por meio de atividades envolvendo texturas, ajudam no desenvolvimento congnitivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE MATRÍCULAS ABERTAS MATRICULA R$ 200,00 MENSAIS DE R$ 115,00 Av. Brasil, 108, sala 2 ...