segunda-feira, 27 de março de 2017

A IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO DA SALA DE AULA

 Sendo a sala de aula o local das interações é necessário que este  ambiente seja acolhedor e que motive a troca entre os alunos e professores. O ambiente deve ser organizado de acordo com a  situação específica,  várias maneiras diferentes para atender as necessidades de forma bem pontual.


 Segundi o pensamento de VIGOTSKY:  

A interação face a face entre indivíduos particulares desempenha um papel fundamental na construção do ser humano: é através da relação, 

interpessoal concreta com outros homens que o indivíduo vai chegar a 
interiorizar as formas culturalmente estabelecidas de funcionamento 
psicológico.


sendo assim a vida social ocorre de maneira dinâmica, onde cada sujeito participa ativamente de seu meio estabelecendo uma relação entre o mundo cultural e o mundo interno de cada um.
 


Então  a maneira como é organizado o espaço em sala de aula reflete diretamente em como se dá essa interação e o trabalho do desenvolvimento da aprendizagem e do fazer docente como um todo.


 É importante que a organização priorize aspectos indispensáveis para a construção da aprendizagem, tais como vivência da prática do diálogo entre os indivíduos envolvidos neste processo. 


Por exemplo, num momento de debate entre toda a turma, é interessante que as carteiras estejam dispostas em círculos para que todos possam olhar uns para os outros e terem a sua vez de expor seus pontos de vista.


Nesta atividade, o agrupamento preocupou  com compreensão da ideia,   favorecido pelo amigo mais experiente, sendo possível reconhecer e valorizar o processo de cada um  além do próprio desempenho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE MATRÍCULAS ABERTAS MATRICULA R$ 200,00 MENSAIS DE R$ 115,00 Av. Brasil, 108, sala 2 ...